Quem é ASDOULAS
A Associação Sergipana de Doulas – ASDOULAS é uma Associação Civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, que congrega Doulas no Estado de Sergipe. Suas atividades são norteadas pelos princípios da autonomia institucional, da legalidade, da impessoalidade, da isonomia, da moralidade, da publicidade, do funcionamento democrático e o combate a qualquer preconceito ou discriminação por cor, etnia, gênero, religião, classe social, orientação sexual, concepção política ou partidária, dentre outros.
Objetivos da Associação Sergipana de Doulas – ASDOULAS
Incentivar o parto respeitoso – independente da via de nascimento -, o bem-estar da pessoa gestante e do bebê na gestação e no puerpério;
Unir e representar Doulas Associadas(os) atuantes no Estado de Sergipe;
Promover eventos e estimular debates sobre o parto respeitoso e a atuação de Doulas;
Contribuir para a resolução de problemas da categoria;
Promover e colaborar para aprovação de leis e normas a favor de Doulas;
Estimular a formação e a atualização contínua de Doulas;
Promover a memória, por meio de registro dos fatos relacionados ao movimento de Doulas, de suas experiências, contribuições e aquisições;
Debater em nível nacional e local os problemas políticos e sociais que interferem no desempenho da função de Doula e relacionadas à assistência perinatal;
Promover e colaborar com a garantia da inserção de Doulas no serviço de atendimento à pessoa gestante durante a gestação, parto em geral e no puerpério.
O que é ser Doula
Doula é a profissional qualificada na área da saúde para prestar o suporte contínuo à pessoa que gesta no ciclo gravídico-puerperal (Ministério da Saúde, 2024, NT 13/2024).
O suporte oferecido no serviço de doulagem pode ser ofertando de forma individual e/ou comunitária e inclui o suporte físico, emocional e informativo (educação perinatal e em saúde) durante a gravidez, o parto e o pós-parto.
Busca-se com o serviço de doulagem contribuir com a melhor evolução desse processo de gestar, parir e nascer, promover bem-estar da gestante, parturiente, puérpera, do bebê e de rede de apoio da cliente (doulanda).








